Resumo: Neste estudo, apresentamos uma interpretação do processo de formulação de hipóteses na Modelagem Matemática, contextualizada na educação Matemática, a partir dos pressupostos teóricos defendidos pelo filósofo e matemático francês Jules Henri Poincaré (1854-1912), acerca do papel desempenhado pela hipótese no conhecimento científico. Partindo de descrições referentes ao processo de modelar, tendo como foco a etapa da abstração colocamos em relevo a formulação de hipóteses enquanto delimitadora da realidade modelável matematicamente. discorremos sobre o papel dos modelos matemáticos na Educação científica, ressaltando que estes são, comumente, compreendidos como argumentos que promovem a disseminação da idéia de que o conhecimento científico é pronto e acabado. Interpretamos a formulação de hipóteses no âmbito de três problemas de Modelagem Matemática no contexto da Educação Matemática, valendo-nos da concepção e classificação poincareriana das hipóteses. Por fim, relacionamos nossa interpretação com os princípios da Educação Científica e apresentamos compreensões que subsidiam a desmistificação do caráter inquestionável dos modelos matemáticos na Educação Científica, a partir de uma visão que leva em consideração a natureza holística, flexível e não determinística do processo de constituição do conhecimento científico.
Abstract: This study aims to present an interpretation about process of formulating hypotheses in Mathematical Modeling, within the mathematics education context - bu means of the theoretical assumptions of de role played the French philosopher and mathematician Jules Henri Poincaré (1854-1912), about the role played by the hypothesis in scientific knowledge. From descriptions of the proceedings for modeling, focusing on the stage of abstraction put in relief the formulation of hypotheses while bounding the moldable reality mathematically. discorrmos on the role of mathematical models in science education, emphasizing that these are commonly understood as arguments that promote the spread of the idea that scientific knowledge is ready and finished. Interpret formulção hypotheses under three mathematical modeling problems in the context of mathematics education, drawing upon the design and poincareriana classification of hypotheses. Finally, we relate our interpretation with the principles of Science Education and present understandings that support the demystification of unquestionable character of mathematical models in science education from a vision that takes into account the holistic nature, flexible and non-deterministic process of constitution of of scientific knowledge. |