Resumo: O ensino de ciências nos anos inicias do ensino fundamental possui algumas particularidades em relação aos outros níveis de ensino. Uma delas diz respeito ao fato de contar com um professor polivalente, na maioria das vezes graduado em Pedagogia ou apenas com o curso de formação docente em nível médio, e com a responsabilidade de ensinar todas as áreas do conhecimento. O presente trabalho objetivou investigar como se dá a formação inicial de professores dos anos iniciais para o ensino de astronomia, bem como, analisar a contribuição de uma oficina de astronomia básica para a formação inicial de professores dos anos iniciais. A preocupação com o tema se justifica pelo caráter interdisciplinar da astronomia. O estudo de natureza qualitativa foi norteado em seu percurso por três etapas. Na primeira etapa fez-se um estudo do enfoque dado à astronomia no ensino de ciências naturais nos currículos de graduação em pedagogia e de formação docente em nível médio existentes em instituições de ensino do estado da Paraná - PR por meio de um levantamento sobre as características e fundamentos que norteiam a formação desses profissionais para o ensino de ciências. Na segunda etapa investigou-se os livros didáticos de ciências aprovados pelo PNLD/2013 no que diz respeito aos conteúdos de astronomia e sua abordagem. E na terceira etapa se investigou os saberes curriculares de um grupo de 10 alunas do curso de formação docente da cidade de Maringá - Paraná, relativos ao tema astronomia, em termos de seu conteúdo e de sua natureza, por meio de uma oficina de astronomia básica. Todos os materiais coletados para análise foram interpretados segundo os princípios e procedimentos da análise de conteúdo de Bardin (1977). Nossa pesquisa evidenciou a disparidade da abordagem do tema astronomia nas diferentes coleções analisadas, o que por sua vez dificulta o trabalho do professor. Os resultados de nossa investigação apontam ainda para a existência de falhas na formação dos docentes, no que diz respeitos aos conteúdos de astronomia, visto que esse tema pouco aparece nas ementas das disciplinas dos cursos de formação inicial e quando aparecem não são discutidos em sala de aulas. No que diz respeito a oficina de astronomia, os resultados indicam que a mesma contribuiu para a formação dos saberes docentes curriculares e ainda permitiu às alunas uma visão menos simplista sobre o tema astronomia. As conclusões desse estudo forneceram subsídios para a elaboração de uma sequência didática de astronomia para a formação de professores de ciências dos anos iniciais.
Abstract: The teaching of science in the early years of elementary school has some particularities in relation to other levels of education. One of them concerns the fact of having a versatile teacher, most often a degree in Pedagogy or just through the course of teacher education at secondary level, and the responsibility to teach all areas of knowledge. This study aimed to investigate how the initial training of teachers in the early years for astronomy education, and to evaluate the contribution of a basic astronomy workshop for initial training of teachers in the early years. The concern over the issue is justified by the interdisciplinary nature of astronomy. The qualitative study was guided on his journey by three steps. In the first stage we became a focus given to astronomy study in the teaching of natural sciences in undergraduate curricula in pedagogy and teacher training in secondary level existing in educational institutions of Paraná state - PR through a survey about the features and fundamentals that guide their training for teaching science. In the second stage we investigated the science textbooks approved by PNLD / 2013 in astronomy relates to the contents and their approach. And the third stage was investigated curricular knowledge of a group of 10 students of the course of teacher training in the city of Maringa - Paraná, on the subject Astronomy, in terms of its content and nature, through a basic astronomy workshop . All materials collected for analysis were interpreted according to the principles and procedures of Bardin content analysis (1977). Our research highlighted the disparity in the approach to the subject astronomy in different collections analyzed, which in turn hinders the work of teachers. The results of our research also point to the existence of gaps in the training of teachers, in that concerning astronomy content, since this topic appears little in the menus of courses of initial training courses and when they appear are not discussed in room classes. With regard to astronomy workshop, the results indicate that it contributed to the formation of curriculum and teaching knowledge also allowed the students a less simplistic view on the subject astronomy. The findings of this study provide support for the preparation of a didactic sequence of astronomy for the formation of the early years science teachers. |