Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Início > Dissertações e Teses > Ciências Humanas > Psicologia > Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Título [PT]: Avaliação psicoeducacional na perspectiva de professores : um estudo a partir da teoria histórico-cultural
Título [EN]: Psychoeducational Assessment in Perspective of Teachers: a study from the historical-cultural theory
Autor(es): Dayane Teodoro de Oliveira Aiache
Palavras-chave [PT]:

Avaliação psicoeducacional. Psicologia escolar. Educação básica e psicologia. Teoria histórico-cultural. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
:Psychoeducational assessment. School psychology. Basic education. Brazil.
Área de concentração: Constituição do Sujeito e Historicidade
Titulação: Mestre em Psicologia
Banca:
Nilza Sanches Tessaro Leonardo [Orientador] - UEM
Marilene Proença Rebelo de Souza - UEM
Marilda Gonçalves Dias Facci - USP
Resumo:
Resumo: O presente estudo trata de questões referentes à avaliação psicoeducacional no contexto escolar e teve por objetivo investigar, junto a professores dos anos iniciais do ensino público fundamental, qual sua concepção sobre a avaliação psicoeducacional. Constitui-se de uma pesquisa bibliográfica e empírica. Na pesquisa bibliográfica buscou-se, em um primeiro momento, articular a história da Psicologia com a prática da avaliação psicoeducacional, identificando como esta adentrou o universo escolar; num segundo momento, procurou-se entender como as dificuldades de escolarização são produzidas dentro do contexto escolar, tentando desmitificar as percepções acerca da queixa escolar; e, com vistas a entender o processo de desenvolvimento psíquico da criança, realizou-se uma análise dos principais pressupostos da teoria vigotskiana, a fim de compreender o homem em sua dimensão sóciohistórica. A pesquisa empírica envolveu duas escolas municipais de Ensino Fundamental localizadas no Interior do Estado do Paraná. Este estudo contou com a participação de dez professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, sendo cinco de cada escola. Os dados foram coletados mediante a técnica de entrevista semiestruturada, baseada em um roteiro contendo oito questões. As entrevistas foram analisadas e discutidas a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados permitiram compreender que as participantes da pesquisa entendem a avaliação psicoeducacional como um processo que identifica a dificuldade apresentada pelo aluno, diagnosticando o problema. A expectativa das professoras é a de que a avaliação auxilie o aluno em sua dificuldade, solucionando-a, retornando para a sala de aula em condições de iniciar o aprendizado. Por outro lado, também esperam que a avaliação oriente o professor em seu trabalho e reivindicam a presença do psicólogo no cotidiano da escola. Há ainda, a expectativa que se encaminhe os alunos para as salas de recursos multifuncionais ou de educação especial. Com relação ao motivo que leva as professoras a encaminharem, a dificuldades de aprendizagem do aluno e os problemas de comportamento foram os mais citados. No que se refere a intervenções realizadas com o aluno antes de encaminhá-lo à avaliação, a maioria das professoras relataram não realizarem nenhuma intervenção diferenciada com este aluno. Sobre as intervenções realizadas com o aluno após o processo de avaliação psicoeducacional, a maioria das professoras declarou não desistir de seus alunos e continuar a tentar ensiná-los, procurando colocar em prática o que foi proposto pelos profissionais. A partir da análise das entrevistas com as professoras, observamos que, embora o entendimento seja que a avaliação psicoeducacional constitui-se para fins diagnósticos, as docentes esperam que essa avaliação as auxilie em sua prática pedagógica com o aluno, ajudando-as a lidar com as dificuldades que seu aluno apresenta.

Abstract: This study deals with issues relating to the psychoeducational assessment in the school context and aimed at investigating, with teachers of early years of elementary public education, what is your understanding of the psychoeducational assessment. It consists of a literature and empirical research. In literature we attempted to, at first, to articulate the history of psychology with the practice of psychoeducational assessment, identifying how this entered the school environment; subsequently, we tried to understand how the schooling difficulties are produced within the school context, trying to demystify the perceptions of school problems; and, in order to understand the psychic development process of the child, there was an analysis of the main assumptions of Vygotskian theory in order to understand man in his socio-historical dimension. The empirical research involved two public elementary schools located in the State of Paraná Interior. This study had the participation of ten teachers from the initial grades of elementary school, five of each school. Data were collected through semi-structured interview technique, based on a script containing eight questions. The interviews were analyzed and discussed from the assumptions of Historical-Cultural Psychology. The results allowed us to understand that the research participants understand the psychoeducational evaluation as a process that identifies the difficulty presented by the student, diagnosing the problem. The expectation of the teachers is that the assessment assist the student in his difficulty, solving it, returning to the classroom in a position to start learning. On the other hand, we also expect that the evaluation guide the teacher in their work and claim the presence of the psychologist in the school routine. There is also the expectation that refer students to the multi-functional resources or special education. Regarding the reason that the teachers to provide to the difficulties of student learning and behavior problems were the most frequent. With regard to interventions with the student before forwarding it to review, most teachers reported not undertake any differentiating intervention with this student. On interventions with the student after the psychoeducational assessment process, most teachers said they desist not from their students and continue to try to teach them, seek to put into practice what has been proposed by the professionals. From the analysis of the interviews with the teachers, we observed that although the understanding is that the psychoeducational assessment is for diagnostic purposes, the teachers expect this assessment to assist in their practice with students, helping them to cope with the difficulties your student presents.
Data da defesa: 17/03/2015
Código: vtls000220920
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2015
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Nível: Dissertação (mestrado em Psicologia)/
UEM: Departamento de Psicologia

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI_UEM_2015_Dayane Teodoro.pdf
Tamanho: 1001 Kb (1024919 bytes)
Criado: 23-04-2016 09:03
Atualizado: 23-04-2016 09:20
Visitas: 836
Downloads: 7

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.