Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Laboratório de acesso remoto como elemento facilitador da inclusão de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino médio
Autor(es): Arquimedes Luciano
Palavras-chave [PT]:

Construcionismo. Laboratório. Acesso remoto. Física moderna. Ensino de física. Ensino médio. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Constructionism. Remote access. Modern physics. High school. Brazil.
Área de concentração: Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade: Inclusão e Exclusão em Processos de Ensino-Aprendizagem na Educação Científica Contemporânea
Titulação: Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática
Banca:
Polonia Altoé Fusinato [Orientador] - UEM
Hélio Takai - Stony Brook University - SBU
Michel Corci Batista - UTFPR
Dulcinéia Ester Pagani Gianotto - UEM
Marcos Cesar Danhoni Neves - UEM
Resumo:
Resumo: A física moderna e contemporânea constitui um campo científico muito desenvolvido, sendo a base teórica de funcionamento de inúmeros dispositivos, produzindo, assim, vasta gama de aplicações utilizadas na vida cotidiana da sociedade atual. Diversos são os problemas associados à inclusão desses temas no ensino médio, entre estes se podem citar os custos de implantação de laboratórios com experimentos de temas de física moderna para todas as escolas da rede pública. Além de tais custos também há a necessidade de preparação docente, para a aplicação de uma estratégia metodológica que permita a discussão de tais temas com os alunos, garantindo o aprendizado. De modo a contribuir com as pesquisas relativas à produção e uso de recursos didáticos para o ensino de física moderna, o presente trabalho apresenta a seguinte questão problema: Um laboratório de acesso remoto para experimentos de física moderna e contemporânea (FMC), enquanto recurso didático, poderia atuar como elemento facilitador para a aprendizagem na componente curricular de física moderna no ensino médio? Com vistas a responder tal questionamento norteador, estabelecemos para esta pesquisa o objetivo de investigar o potencial pedagógico de um laboratório de acesso remoto para o ensino de física moderna e contemporânea (FMC) no ensino médio. E, para permitir a obtenção do objetivo geral acima proposto, elencamos como objetivos específicos de nosso trabalho identificar, por meio das atividades de ensino de FMC, a influência do uso de um laboratório de acesso remoto no desenvolvimento da atividade experimental com alunos do terceiro ano do ensino médio junto à componente curricular física; analisar a utilização de atividades experimentais enquanto estratégia metodológica para fornecer benefícios para a aprendizagem de conceitos da FMC.O laboratório proposto foi construído no campus sede da Universidade Estadual de Maringá, junto ao Departamento de Física, com recursos do projeto LIFE/CAPES. Neste laboratório o professor tem a possibilidade de conduzir experimentos de física moderna e observar os resultados sem a necessidade de se deslocar até a universidade. O experimento utilizado nesta investigação foi uma câmara de nuvens. A sequência de ensino utilizada garantiu ações delineadas pelo ciclo descrição-execução-reflexão-depuração, proposto pela teoria construcionista, de Valente e Papert. Durante as ações foram conduzidas entrevistas junto aos professores e questionários foram aplicados aos alunos participantes. As respostas transcritas foram analisadas, segundo a técnica de análise textual discursiva, tais repostas permitiram verificar as potencialidades de uso do laboratório de acesso remoto como facilitador da inclusão de tópicos de FMC no ensino médio.

Abstract: The modern and contemporary physics constitute a highly developed scientific field, being the theoretical basis for the operation of numerous devices and thus producing a vast range of applications used in everyday life in today's society. There are several problems associated with the inclusion of these subjects in secondary education, among which one can mention the costs of implanting laboratories with experiments in modern physics topics for all public schools. In addition to such costs there is also the need for teacher preparation. As well as a methodological teaching strategy that allows the discussion of such topics with the students guaranteeing the learning. In order to contribute to the research related to the production and use of didactic resources for the teaching of modern physics, the present work presents the following problem a remote access laboratory for experiments of Modern and Contemporary Physics (FMC), as a didactic resource could To act as a facilitator for learning in the curricular component of Modern Physics in High School? In order to answer this guiding question, we established for this research the general objective of investigating the pedagogical potential of a remote access laboratory for the teaching of Modern and Contemporary Physics (FMC) in High School. In order to achieve the above general objective, we set out the specific objectives of our work: To identify through FMC teaching activities the influence of the use of a remote access laboratory in the development of the experimental activity with third year students Secondary education next to curricular component Physics; To analyze the use of experimental activities as a methodological strategy to provide benefits for learning FMC concepts. The proposed laboratory was built at the Campus of the State University of Maringá, together with the Department of Physics, with resources from the LIFE / CAPES project. In this lab the teacher has the possibility to conduct experiments in modern physics and observe the results without the need to go to university. The experiment used in this investigation was a cloud chamber. The teaching sequence used ensured actions delineated by the description-execution-reflection-debug cycle proposed by the constructional theory of Valente and Papert. During the actions were conducted interviews with the teachers and questionnaires were applied to the participating students. The transcribed responses were analyzed using the Discursive Textual Analysis technique, these answers allowed to verify how potential of use of the remote access laboratory as facilitator of the inclusion of topics of FMC in High School.
Data da defesa: 30/01/2017
Código: vtls000225037
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2017
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Polonia Altoé Fusinato
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Exatas
Nível: Tese (doutorado em Educação para Ciência e a Matemática)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: ARQUIMEDES_LUCIANO_2017.pdf
Tamanho: 19403 Kb (19868750 bytes)
Criado: 28-03-2017 15:17
Atualizado: 28-03-2017 15:22
Visitas: 827
Downloads: 20

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.