Resumo: Esta investigação tem como principal objetivo compreender o processo didático no qual as analogias servem de ferramentas para converter o saber sábio a saber a ser ensinado. O estudo dessas conversões de saberes baseou-se na Teoria da Transposição Didática de Chevallard. Os sujeitos da pesquisa foram dois professores de Biologia da rede de ensino público do município de Maringá, Paraná, Brasil. A metodologia adotada foi alicerçada na pesquisa qualitativa e na observação participante. Os dados para análise emergiram com base nas observações diretas das aulas dos docentes, de gravações em áudio e por meio de uma entrevista semiestruturada. Os fragmentos dos discursos dos docentes que continham as analogias foram denominados Episódios de Ensino com Analogias e as analogias foram classificadas segundo seu nível de organização. Analisamos, ainda, a eficácia dessas analogias utilizando Glynn e os passos do modelo TWA- teaching with analogies. Os resultados mostraram que o emprego de analogias pelos professores ocorre de modo frequente e que na maioria das vezes o fazem sem planejamento. Os tipos de analogias são muito escassos comprometendo a qualidade das mesmas. No entanto, não há uma relação direta entre o tipo de analogia ou a quantidade de passos contemplados do modelo TWA com a eficácia dessa analogia, mas há um perfil docente com habilidades didáticas mais ajustadas para o uso das mesmas. Indícios sugerem que as analogias servem como ferramentas de transposição de saberes ao cumprirem sua função de ponte entre o conhecimento cotidiano e o científico.
Abstract: The main aim of this research is to understand the educational process in which analogies work as tools to convert the knowledge wise to the knowledge to be taught. The study of these conversions knowledge was based on the Didactic Transposition Theory of Chevallard. The research subjects were two biology teachers of public schools in the city of Maringa, Parana, Brazil. The methodology adopted was founded on the qualitative research and participant observation. The data for analysis emerged based on direct observations of the classes of teachers, audio recordings and through a semi-structured interview. Parts of the teachers' discourse containing the analogies were called Teaching Episodes with Analogies and the analogies were classified according to their level of organization. Also, it was analyzed the effectiveness of these analogies using Glynn and TWA- teaching with analogies model steps. The results showed that the use of analogies by teachers occurs so frequently and most of teachers often do so without planning. The types of analogies are very sparce compromising their quality. Nonetheless, there is a direct relationship between the type of analogy or the amount of steps contemplated TWA- teaching with analogies model with the effectiveness of this analogy, but there is a teacher profile with adjusted teaching skills for using them. Evidence suggests that analogies work as knowledge of transposition tools to fulfill their bridging function between the everyday knowledge and scientific knowledge. |