Resumo: O objetivo desta pesquisa foi fazer uma análise crítica das concepções alternativas sobre força e movimento na revista Superinteressante, já apontadas em pesquisas anteriores, subsidiada pelos procedimentos metodológicos da análise de conteúdo propostos por Bardin. Para embasar a análise teórica, fizemos um breve histórico sobre o tema, abrangendo desde a teoria dos movimentos naturais de Aristóteles até as três leis de Newton. Em seguida, fizemos uma comparação das concepções encontradas em várias pesquisas sobre este tema com as destes pensadores. Guiados por esta revisão bibliográfica, concluímos que muitas das concepções dos estudantes sobre força e movimento estão presentes na revista, mas com uma percentagem menor em relação as encontradas nestas pesquisas. Observamos, também, vários erros conceituais; imprecisão na utilização de conceitos científicos, principalmente, força e energia; definições de leis físicas de forma inadequadas; entre outros equívocos na revista. O que exige dos educadores interessados na aprendizagem significativa dos seus alunos, cuidados especiais em sua utilização como um meio didático. Para auxiliar o professor nesta tarefa, finalizamos o trabalho apresentando alguns exemplos de uso de revistas de divulgação científica em sala de aula.
Abstract: The main purpose of this research was a critical analysis of alternative concepts about force and movement shown by Superinterressante´s magazine, already highlighted on previous researches, based on analysis methodology procedures proposed by Bardin. Founded theory analysis, it was shown a shortly history of science, beginning on Aristóteles´s Natural Movement until Newton´s Laws. Following, it was done comparison between conceptions shown on researches about this topic with the one shown by Aristóteles and Newton. Considered this bibliography revision, we concluded that student conceptions about force and movement are presented on magazine. It was observed some mistakes and imprecision on scientific concept, mainly, force and energy; inadequate definition about physical laws and others. These evidences request from educators some special cautions on your utilization as a didactic instrument. We finish with some recommendations about application of scientific magazines on science subjects. |