Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL

Início > Dissertações e Teses > Ciências da Saúde > Educação Física > Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL

Título [PT]: O lúdico no ensino do judô no Paraná : descontinuidades didático-pedagógicas e permanências da educação disciplinar pelos dispositivos de saber-poder
Título [EN]: The ludic in judo teaching in Paraná: didactic and pedagogical discontinuities and permanences of disciplinary education by means of knowledge-power devices
Autor(es): Alexandre Miyaki da Silveira
Palavras-chave [PT]:

Dispositivo disciplinar. Judô. Dispositivo pedagógico. Criança. Lúdico. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Device. Judo. Child. Ludic. Brazil.
Área de concentração: Práticas Sociais em Educação Física
Titulação: Doutor em Educação Física
Banca:
Giuliano Gomes de Assis Pimentel [Orientador] - UEM
Wanderley Marchi Junior
Pedro Luis Navarro Barbosa
Carlos Herold Junior
Claudio Kravchychyn
Resumo:
Resumo: Frente a evidências de uma transformação na metodologia de ensino do judô, nosso objetivo foi o de interpretar tal prática, historicamente situada no Paraná-Brasil, a partir da implementação do lúdico como dispositivo da prática pedagógica dos senseis (professores). Para tanto, identificamos no diálogo arqueológico com senseis de judô, a historicidade dessa prática corporal desde sua formação até o tempo presente. Como metodologia, utilizamos uma combinação dos seguintes procedimentos: pesquisa documental, questionário semiestruturado e entrevista a partir de foto-elicitação (foto-entrevista). Os dados empíricos foram coletados a partir de entrevistas com representantes da antiga geração de senseis (kodanshas) e da nova geração de senseis (yudanshas) do Paraná. A discussão do material empírico foi realizada com uso das noções de análise discursiva e dos pressupostos teóricos do filósofo Michel Foucault. Os resultados de nossas análises indicam a tendência de uma "cultura do lúdico" no ensino do judô no estado. Os professores de judô do Paraná, gradativamente, vem adotando o lúdico em suas aulas por necessidade de adaptação ao público infantil hodierno. Em nossa tese, discutimos como essa relação é afetada por diferentes acontecimentos, sobre os quais agem os dispositivos de sedução, pedagógico e disciplinar.

Abstract: In view of evidences of transformation in the methodology of judo teaching, we aimed at interpreting such practice, historically located in the state of Paraná - Brazil, from the implementation of the ludic as a device of the pedagogical practice of senseis (teachers). For this purpose, we identified, in the archeological dialogue with judo senseis, the historicity of such corporal practice since its formation up to present time. As for the methodology, we used a combination of the following procedures: document research, a semi structured questionnaire and interviewing by means of photo elicitation (photo interview). The empirical data were collected from interviews with representatives of both the old generation of senseis (kodanshas) and the new one (yudanshas) in Paraná. The empirical material was discussed by using notions of the Discourse Analysis and the theoretical assumptions by Michel Foucault. The results of our analysis point to the tendency of a "culture of the ludic" in judo teaching in the state of Paraná. Judo teachers of Paraná have been gradually adopting the ludic in their lessons, to meet the need of adapting to children. In our thesis, we discuss how such relation is affected by different events, on which the pedagogical and disciplinary seduction devices have impact.
Data da defesa: 21/02/2017
Código: vtls000226129
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2017
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Giuliano Gomes de Assis Pimentel
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências da Saúde . Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Nível: Tese (doutorado em Educação Física)
UEM: Departamento de Educação Física
UEL: Departamento de Educação Física

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: TESE FINAL 3 copiavel.pdf
Tamanho: 3262 Kb (3339970 bytes)
Criado: 23-06-2017 20:31
Atualizado: 23-06-2017 20:36
Visitas: 846
Downloads: 19

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.