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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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Título [PT]: A produção de conhecimento e a implicação para a prática do encaminhamento, diagnóstico e medicalização de crianças : contribuições da psicologia histórico-cultural
Título [EN]: The production of knowledge and the implication to the practice of routing, diagnostic and medicalization of children: contribution of Historical-Cultural Psychology
Autor(es): Lorena Carrillo Colaço
Palavras-chave [PT]:

Medicalização. Educação. Psicologia histórico-cultural,.Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade. Psicologia educacional. Psicologia e aprendizagem. Psicologia. Desenvolvimento humano. TDAH. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Medicalization. Historical-cultural psychology. ADHD. Psychology. Brazil.
Área de concentração: Desenvolvimento humano e processos educativos
Titulação: Mestre em Psicologia
Banca:
Silvana Calvo Tuleski [Orientador] - UEM
Marilda Gonçalves Dias Facci - UEM
Marilene Proença Rebelo de Souza - USP
Resumo:
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender o fenômeno da Medicalização, problematizando as contradições existentes entre a prática diagnóstica/prescrições para transtornos de aprendizagem e a produção de conhecimento nas áreas da Medicina, Educação e Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), a partir do referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural. O foco foi investigar a relação entre a produção científica e a prática nessas três áreas selecionadas. Para isso, a pesquisa dividiu-se em dois momentos: primeiramente, na Seção I, foi realizada uma retrospectiva do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade desde que ele apareceu pela primeira vez no Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais (DSM-III), no ano de 1980, passando por alterações no DSM-IV em 1994 e outras no DSM-V, em 2013. Ao final desse resgate, foi realizada uma pesquisa documental, onde foram buscadas pesquisas produzidas na USP em um intervalo de 10 anos - entre os anos de 2005 e 2014 - que tratavam de transtornos de aprendizagem, dando destaque para o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. A partir dos trabalhos encontrados, foram destacados alguns pontos: divergência nos dados sobre a prevalência do TDAH, a avaliação essencialmente quantitativa para o diagnóstico e suas consequências, entre outros. Ao final desse item, foi apontado, de forma breve, o papel da indústria farmacêutica na produção de conhecimento e na administração dos medicamentos. Já na Seção II, foram apresentados os resultados de uma pesquisa de campo que coletou dados sobre os diagnósticos e o uso de medicamentos controlados por crianças do 1º ciclo do Ensino Fundamental do município de Maringá - PR (estes dados fazem parte do Projeto sobre Medicalização da Infância no Estado do Paraná, que envolve várias Universidades, pesquisadores e municípios do estado do Paraná). Nessa etapa, entre os diagnósticos atribuídos às crianças, o mais frequente foi o TDAH e entre os medicamentos, o que mais está sendo administrado é o Metilfenidato (mais conhecido como Ritalina) associado, em muitos casos, a outros medicamentos controlados, com casos nos quais registrou-se o uso de até cinco medicamentos controlados por uma mesma criança. Como resultados, foram apresentados alguns autores que contribuem para o enfrentamento da Medicalização dos processos educativos e foram feitas problematizações sobre a (des)conexão entre a esfera da produção científica e a atuação dos profissionais no âmbito escolar, dando destaque aos estudos críticos da área da Psicologia, em casos de dificuldades de aprendizagem, "supostos" transtornos e suas possíveis contribuições para a formação de professores.

Abstract: The present research had as main purpose to understand the phenomenon of Medicalization, problematizing the contradictions that exist between the diagnosis and medication prescription to learning disorders and the knowledge production in the field of Medicine, Education and Psychology at Universidade de São Paulo (USP), from the Historical-Cultural Psychology referential. The focus was to investigate the relating between the scientific production and the practice in these three chosen areas. To do that, this research was split in two moments: first, in Section I, it was made a retrospective of the Attention Deficit Hyperactivity Disorder, since it appeared for the first time in the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-III) on 1980, going through changes on DSM-IV on 1994, and then other ones on DSM-V, on 2013. After that, a documental research was done, where researches developed at Universidade de São Paulo, in the last 10 years - between the years 2005-2014 - highlighting the Attention Deficit Hyperactivity Disorder, were investigated. From the found papers, some points were detached: the difference between the prevalence data of ADHD, the diagnostic that was made through extremely quantitative evaluation and its consequences, among others. By the end of that, it was briefly detached the roll of the pharmaceutical companies on the knowledge production and the medication use. In Section II, it was presented several data about the diagnostic and the use of controlled medication by children from elementary school, at Maringá - PR (these data are part of a bigger project, called Projeto sobre Medicalização da Infância no Estado do Paraná, which several Universities, researchers and cities from Paraná are involved). In that stage, among the diagnostic assigned to the kids, the most frequent was the ADHD and among the medication, the one which is used the most is the Methylphenidate (known as Ritalin) which was associated to the use of other controlled medication, with cases where even five different drugs were used by the same child. As results, it was presented some authors that contribute to confront the phenomenon of medicalization of the scholar processes and a discussion about the disconnection between the scientific production and the acting of the professionals at the scholar context, detaching the critic studies found in the Psychology field, that studied cases of learning difficulties and the 'supposing' disorders and possible contributions to the teacher qualification.
Data da defesa: 01/09/2016
Código: vtls000227777
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Silvana Calvo Tuleski
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes . Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Nível: Dissertação (mestrado em Psicologia)
UEM: Departamento de Psicologia

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: UEM_PPI_Lorena Carrillo Colaço.pdf
Tamanho: 2191 Kb (2243569 bytes)
Criado: 21-03-2018 14:00
Atualizado: 21-03-2018 14:09
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