Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT) - Mestrado Profissional

Início > Dissertações e Teses > Ciências Exatas e da Terra > Matemática > Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT) - Mestrado Profissional

Título [PT]: Análise de erros em questões de Geometria do ENEM : um estudo com alunos do Ensino Médio
Autor(es): Renato Rodrigues dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Geometria - Estudo e ensino. Erros (Matemática). ENEM
Titulação: Mestre em Matemática
Banca:
Lilian Akemi Kato [Orientador] - UEM
Irene Magalhães Craveiro - UFGD
Laerte Bemm - UEM
Resumo:
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar e classificar os erros cometidos por estudantes do 3º ano do Ensino Médio, na resolução de questões de Geometria do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de cinco Escolas estaduais do município de Maringá. A pesquisa teve caráter qualitativo e desenvolveu-se em uma única etapa com a aplicação de um teste composto por quatro questões extraídas de exames anteriores do ENEM. A revisão de literatura elencou elementos sobre: a Geometria e seu ensino, Diretrizes Curriculares de Matemática e Caderno de Expectativas de Aprendizagem do Estado do Paraná, teoria dos erros e sobre o ENEM. Os resultados evidenciados nesta pesquisa indicam que os principais erros cometidos pelos estudantes na resolução das questões de Geometria estão entre as dificuldades com a interpretação das questões, a passagem da linguagem natural para a linguagem matemática e a aplicação e resolução de fórmulas. Isso corrobora com o que se tem discutido na Educação Matemática acerca da importância da análise de erros no ensino da Matemática

Abstract: This research aims to analyze and classify the mistakes made by students from 3rd year high school, in solving questions of geometry of National High School Exam (ENEM), from five state Schools in Maringá. The research was sort of qualitative and developed in a single step by the application of a test with four questions extracted from previous exams of ENEM. The literature review lists the elements of: Geometry and its teaching, Curriculum Guidelines for Mathematics and Notebook Expectations Learning of State of Paraná, theory of errors and the ENEM. The results shown in this study indicate that the main mistakes made by students in solving questions of a Geometry are among the difficulties with questions interpretation, the passage of natural language to mathematical language and in application and formulas resolution. This corroborates with has been discussed in Mathematics Education about the importance of error analysis in mathematics teaching
Data da defesa: 07/02/2014
Código: vtls000228489
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2014
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Lilian Akemi Kato
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Matemática
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)/ UEM: Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT

Responsavel: edilson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Santos-Renato-R-2014-ME.pdf
Tamanho: 1928 Kb (1974315 bytes)
Criado: 22-08-2018 17:47
Atualizado: 22-08-2018 17:48
Visitas: 663

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.