Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar e classificar os erros cometidos por estudantes do 3º ano do Ensino Médio, na resolução de questões de Geometria do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de cinco Escolas estaduais do município de Maringá. A pesquisa teve caráter qualitativo e desenvolveu-se em uma única etapa com a aplicação de um teste composto por quatro questões extraídas de exames anteriores do ENEM. A revisão de literatura elencou elementos sobre: a Geometria e seu ensino, Diretrizes Curriculares de Matemática e Caderno de Expectativas de Aprendizagem do Estado do Paraná, teoria dos erros e sobre o ENEM. Os resultados evidenciados nesta pesquisa indicam que os principais erros cometidos pelos estudantes na resolução das questões de Geometria estão entre as dificuldades com a interpretação das questões, a passagem da linguagem natural para a linguagem matemática e a aplicação e resolução de fórmulas. Isso corrobora com o que se tem discutido na Educação Matemática acerca da importância da análise de erros no ensino da Matemática
Abstract: This research aims to analyze and classify the mistakes made by students from 3rd year high school, in solving questions of geometry of National High School Exam (ENEM), from five state Schools in Maringá. The research was sort of qualitative and developed in a single step by the application of a test with four questions extracted from previous exams of ENEM. The literature review lists the elements of: Geometry and its teaching, Curriculum Guidelines for Mathematics and Notebook Expectations Learning of State of Paraná, theory of errors and the ENEM. The results shown in this study indicate that the main mistakes made by students in solving questions of a Geometry are among the difficulties with questions interpretation, the passage of natural language to mathematical language and in application and formulas resolution. This corroborates with has been discussed in Mathematics Education about the importance of error analysis in mathematics teaching |