Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: Sala de apoio à aprendizagem de língua portuguesa : uma análise crítica da atuação de alguns professores de Maringá
Autor(es): Inesa Nahomi Matsuzawa
Palavras-chave [PT]:

Língua portuguesa. Leitura e escrita. Ensino e aprendizagem. Sala de apoio. Rede Pública.
Palavras-chave [EN]:
Learning Aid Section. Teaching. Learning. Reading. Writing.
Área de concentração: Estudos Lingüísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Marilurdes Zanini [Orientador] - UEM
Neiva Maria Jung - UEM
Vanderci de Andrade Aguilera - UEL
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa, de cunho qualitativo, objetivou investigar os resultados obtidos em 2004, pelos alunos da Sala de Apoio à Aprendizagem em Língua Portuguesa, de algumas escolas estaduais de Maringá (PR). A Sala de Apoio é um Programa implantado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), para atender a alunos da 5ª série da rede pública com dificuldades na leitura e na escrita. A investigação analisa a concepção de linguagem dos professores e como esta se materializa nas práticas diárias. Para contextualizarmos, historicamente, a condição de produção desses professores, trouxe os pressupostos teóricos sobre linguagem subjacentes a cada Lei de Diretrizes e Bases da Educação do Brasil: Lei nº. 4.024/61, Lei nº. 5692/71 e Lei nº. 9394/96, bem como as políticas públicas instituídas na educação do Paraná, no período compreendido entre 1990 e 2003. Analisamos, ainda, os documentos legais que criaram o Programa, os itens do Parecer de avaliação, os relatórios de desempenho dos alunos registrados pelas escolas, as respostas às questões abertas aplicadas aos professores da Sala de Apoio e as produções textuais dos alunos. Procuramos correlacionar o real perfil dos professores com aqueles previstos nos documentos da SEED. Os dados e fatos da investigação, apesar do relativo sucesso do Programa, indicaram dois aspectos relevantes, que demandam ações nas políticas públicas da SEED, como sistema de educação, e com reflexo nas práticas docentes: primeiro, reavaliar os conceitos e a metodologia concernentes à alfabetização e ao letramento; segundo, rever a prática pedagógica estabelecida na relação professor-aluno, no ensino de Língua Portuguesa, na 5ª série do Ensino Fundamental, e viabilizar cursos de formação continuada que atendam às necessidades dos professores.

Abstract: Current qualitative research deals with the 2004 results collected from students of the Learning Aid Section in Portuguese Language of some government schools of Maringá, PR, Brazil. Learning Aid Section in Portuguese Language is a program created by the Education Department (SEED) for students of the fifth grade of the junior school, who have difficulties in reading and writing. Investigation analyzes the language concept of teachers and how it is practiced in daily terms and contexts. The theoretical bases on language underpinning the laws (4.024/61; 5692/71; 9394/96), included in the Directions and Bases of Education in Brazil, coupled to educational public policies in the state of Paraná between 1990 and 2003, are analyzed. Legal documents which make up the foundations of the document, the evaluation items, the reports on performance of students in the schools, the answers to open questions applied to teachers in the Learning Aid Section and the student's text productions were also analyzed. The teacher's profiles were related to those included in the SEED documents. In spite of the relative success of the program, the investigation's data and facts show two relevant aspects that need immediate action within the context of the SEED public policies, as an educational system and as a consequence of teacher practices: (1) the reevaluation of concepts and methodology with regard to literacy and reading-writing; (2) the revision of the pedagogical practice in the relationship teacher-student within the context of the teaching of Portuguese in the 5th grade of the junior school, and consequently, making available continuous training courses for the needs of the teachers involved.
Data da defesa: 12/12/2006
Código: vtls000165038
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2006
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Profª. Drª. Marilurdes Zanini
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: inmatsuzawa.pdf
Tamanho: 4364 Kb (4468823 bytes)
Criado: 25-03-2009 19:06
Atualizado: 25-03-2009 19:27
Visitas: 1698
Downloads: 42

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.