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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: Anlise da revoluo qumica de Lavoisier em artigos cientficos, publicados no Brasil, na tica de Thomas Kuhn
Autor(es): Edson Gomes dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Lavoisier. Thomas Kuhn. Revoluo qumica. Histria da cincia. Qumica. Cincias. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Lavoisier. Thomas Kuhn. The chemical revolution. History of science. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Ourides Santin Filho [Orientador] - UEM
Srgio de Mello Arruda - UEM
Luiz Roberto Evangelista - UEM
Resumo:
Resumo: A abordagem histrica e descritiva proposta por Thomas Kuhn, da transformao do pensamento cientfico, pressupe a noo de revoluo cientfica, etapa em que o arcabouo terico, de uma teoria cientfica (paradigma) substitudo por outro. Essa abordagem expe o profundo carter filosfico, histrico e social das Cincias, na medida em que mostra que as mudanas de paradigma so processos socialmente complexos e no-lineares. Em sua obra clssica A Estrutura das Revolues Cientficas, Kuhn, na qualidade de fsico, traz detalhados exemplos de revolues cientficas ocorridas na Fsica. Na Qumica, ele afirma que o trabalho de Lavoisier constituiu-se tambm numa revoluo, e comenta a impossibilidade de fazer atribuio da "descoberta" de novos elementos qumicos (em particular do oxignio) aos cientistas que com este gs se envolveram em meados do sculo XVIII. Aps os trabalhos de Kuhn, diversos filsofos e historiadores da Cincia especularam a cerca da epistemologia da Fsica. Na Qumica, pelo menos no Brasil, tais discusses s recentemente tm-se feito presentes. Neste trabalho analisamos o carter evolucionrio da obra de Lavoisier, na concepo de Kuhn, apresentados nos artigos publicados no Brasil e que tm se constitudo em importante meio de divulgao e de discusso epistemolgica do trabalho do qumico francs no ensino mdio e superior no Brasil. Aps exposio necessria do trabalho de Lavoisier e seus contemporneos, apresentaremos os principais trabalhos que existem no Brasil, que discutem sua epistemologia, especialmente os artigos publicados nas Revistas, Qumica Nova e Qumica Nova na Escola. Os argumentos contidos nestes ltimos sero discutidos luz dos pressupostos de Kuhn que caracterizam esse momento da Cincia.

Abstract: The historical and descriptive approach proposed by Thomas Kuhn about the transformation of scientific thought, presupposes the notion of scientific revolution, the moment which the theoretical, methodological and instrumental principles of a scientific theory (paradigm) are replaced by another ones. This approach exposes the profound philosophical, historical and social aspects of the Sciences, because it shows that paradigm shifts are complex and nonlinear social processes. On his classic work The Structure of Scientific Revolutions, Kuhn discusses, as a physicist, detailed examples of scientific revolutions that occurred in physics. In Chemistry, he says that the work of Lavoisier was also revolutionary, and he comments about the impossibility of being assigned to a single scientist the "discovery" of new chemical elements. In particular, the discovery of oxygen could not be attributed to the scientists who were involved with this gas in the mid-eighteenth century. After Kuhn's works, several philosophers and historians of science have speculated about the Physics epistemology. In Chemistry, at least in Brazil, such discussions have only recently been initiated. In this dissertation we analyze the revolutionary nature of Lavoisier' works, under Kuhn's perspective, within important papers published in Brazil and used in high school and graduate courses to discuss the epistemology of the work of the french chemist. After the exposure of Lavoisier' works and those of his contemporaries, we show the main literature that exists in Brazil, discussing their epistemology, especially the papers published in the journals Qumica Nova and Qumica Nova na Escola, which we discuss under the light of Kuhn's assumptions that characterize this moment in Science .
Data da defesa: 13/02/2012
Cdigo: vtls000197141
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filho
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica )/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Final - com anexos e ficha catalogrfica.pdf
Tamanho: 6396 Kb (6549269 bytes)
Criado: 01-11-2012 08:47
Atualizado: 01-11-2012 08:54
Visitas: 2330
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